quarta-feira, 1 de julho de 2015

O Rei de Savé Nos Conta um Pouco de Sua Iniciação Real

Em seu aniversário de trono, sua majestade Adetutu Onishabe, nos conta um pouco de sua iniciação real.

"Sexta-feira, 1 de Julho de 2005 - 01 julho de 2015

Tem 10 anos do dia em que fui apresentado ao povo sob a árvore sagrada Idiyoko como o novo Rei de Savé.
Uso do Ade do Oba Ademonyegu Laleye (1947-1963), segurando na mão esquerda o iruke do Oba Adeleke Akinni (1976-2005), à direita o axé dos reis Akikenju que pertencia ao Oba Alamou Atunlutè (1880-1887).
Foi durante esta cerimônia que eu tive que falar em oração pela primeira vez os meus assuntos:
... Ao longo do meu reinado ó meu Deus e dos espíritos de meus ancestrais reais de Savé:
Que todas as coisas se conduzam bem em Savé.
Que nós não saibamos de nenhuma doença crônica.
Que saibamos que a mortalidade infantil reduziu, e a das mulheres e também dos jovens.
Que os problemas insuperáveis não entrem em Savé.
Que nós não provemos da guerra.
Que a boa sorte esteja conosco em todas as nossas empreitadas.
Que essa boa chuva refrescante possa cair regularmente sobre a terra de Ilu Shabe, n'ko tuba n'ko t'asé.


Passei anteriormente:
- Ritual de designação: quinta-feira, 23 de junho de 2005 cerca de 17 horas, onde eu estava "capturado" na mata nú e fui envolto em um lençol branca e conduzido por cerca de 2 km por 6 jovens robustos aos pés da árvore sagrada e fui passado por três vezes em volta dela antes de ser colocado dentro do "Ilé iku." Mestre de cerimônia: Agani Basolo de Otaa, assistido de seus dignitários do reino.
- Ile iku: quarto escuro onde eu estava trancado em silêncio e solidão, perdido em meus próprios pensamentos, não pronunciava qualquer palavra, e quando necessário só pode se comunicar através de gestos. Foi nesse período de nove dias que me foi ensinado comer coisas sagradas da realeza, incluindo o rei "Oba Jé" no verdadeiro sentido da palavra ...
A iniciação foi assegurada pelo Aganis Olu Osin, Basolo, Basaden, assistido por alguns Babas Ifa e Akikenju.
A sala contígua ao quarto escuro é ocupada por uma dúzia Inan (mãe) e Ifa e Akikenju que forneceram durante todo o dia, cuidados físicos e sobretudo espirituais do novo rei durante os nove dias de iniciação."

Feliz aniversário kabiyesi, vida longa ao rei! São os votos de todos nós brasileiros.

Nenhum comentário: